sábado, 27 de junho de 2009

Poéticas Mãos Declamadas Por Florbela Espanca Em Três Poemas




?!...


Se as tuas mãos divinas folhearem

As páginas de luto uma por uma

Deste meu livro humilde; se poisarem

Esses teus claros olhos como espuma


Nos meus versos d'amor, se docemente

Tua boca os beijar, lendo-os, um dia;

Se o teu sorrir pairar suavemente

Nessas palavras minhas d'agonia,


Repara e vê! Sob essas mãos benditas,

Sob esses olhos teus, sob essa boca,

Hão de pairar carícias infinitas!


Eu atirei minh'alma como um rito

Às trevas desse livro, assim, ó louca!

A noite atira sóis ao infinito!...


21/7/1916





Conto de fadas


Eu trago-te nas mãos o esquecimento

Das horas más que tens vivido, Amor!

E para as tuas chagas o ungüento

Com que sarei a minha própria dor.


Os meus gestos são ondas de Sorrento...

Trago no nome as letras duma flor...

Foi dos meus olhos garços que um pintor

Tirou a luz para pintar o vento...


Dou-te o que tenho: o astro que dormita,

O manto dos crepúsculos da tarde,

O sol que é de oiro, a onda que palpita.


Dou-te, comigo, o mundo que Deus fez!

- Eu sou Aquela de que tens saudade,

A Princesa do conto: "Era uma vez..."





Sem palavras


Brancas, suaves, doces mãos de irmã

Que são mais doces do que as das rainhas,

Hão de poisar em tuas mãos, as minhas

Numa carícia transcendente e vã.


E a tua boca a divinla manhã

Que diz as frases com que me acarinhas,

Há de poisar nas dolorosas linhas

Da minha boca purpurina e sã.


Meus olhos hão de olhar teus olhos tristes;

Só eles te dirão que tu existes

Dentro de mim num riso d'alvorada!


E nunca se amará ninguém melhor!

Tu calando de mim o teu amor,

Sem que eu nunca do meu te diga nada!...











Reações:

3 Lamentos Finais De Cadáveres:

Äмbзr Gïrℓ ⅞ disse...

eu achei lindo esse post... poemas assim são sempre um deleite. amei.

Blog Suicide Virgin

Äмbзr Gïrℓ ⅞ disse...

ah, queria lhe dizer, recebi seu email com o banner. bom, eu faço parceria atraves de codigos de banner. tem o meu no lado direito de meu blog, pode dar uma olhada se quiser. pra se concertizar preciso tambem de seu banner, com o codigo.

qualquer duvida entre em contato no blog mesmo. nao precisa nem mandar um email. valeu. bjs.

Blog Suicide Virgin

Äмbзr Gïrℓ ⅞ disse...

oi, brigada pelo tok, nao sei se consegui consertar o problema. crio que sim. grata pelo poema... adoro Baudelaire, nao tenho como te agradecer o tok q vc me deu. é sempre um prazer vir aki. qualquer dia pega meu msn pra gnt batre um papo. bjs.