domingo, 12 de fevereiro de 2017

Onze Meias-Noites - Primeira Meia-Noite



Às
Meias-Noites

“Na meia-noite ocultam-se a morte e a descida aos infernos, como também a ressurreição e a ascensão”.
                                                                                      Hadés



01 de setembro de 2005
00:14 h

                     Canta Byron longe
                     Em uma longínqua taverna
                     Do Vale Dos Poetas Perdidos.
                     Meu nome nessa taverna
                     Ecoa como o som
                     De estridentes sinos.
                     Sou amado no vale
                     Pelas poetisas como Florbela
                     E desprezado nesta terra
                     De mortos não-poetas
                     Pelas não-poetisas 
                     Cadavéricas.
                     
                     Meia-Noite,
                     Primeira Meia-Noite, 
                     Nasço em uma Meia-Noite!

                     Branca de Lóes
                     Me aguarda,
                     Mas Gilda Brahn
                     Já está aqui
                     Em minha silenciosa morada.
                     Branca de Lóes chegou
                     E perto de Gilda Brahn
                     Põe-se a falar comigo
                     Dos tempos antigos
                     Que vivemos.

                     Lembro-me de ti,
                     Bela Gilda dos olhos 
                     Azuis-claros,
                     Poetisa de Amsterdan
                     Que amei quando eu era
                     Alfred von Martius.

                     Lembro-me de ti,
                     Branca rubra de pele morena,
                     Poetisa de Lisboa
                     Que amei quando eu era
                     Carlos de Oliveira.

                     Em quais anos amei-te,
                     Bela Gilda?

                     Em quais anos amei-te,
                     Branca rubra?

                     Como estou esquecido
                     Dos anos...
                     Mas de vós
                     Este vosso amante aqui
                     Não esqueceu-se!
                     Não briguem por mim,
                     Pois o meu poético coração
                     Nesta Meia-Noite
                     É de vós duas.
                     Tão poético coração
                     Declama versos
                     Que arrebatam os versos
                     Das constelações
                     Que não são tão belas
                     Brilhantes jóias no céu
                     Como vossos corpos,
                     Gilda
                     E
                     Branca.

                     Teu corpo é
                     A constelação da alegria
                     Do azul do teu ar azul,
                     Gilda!

                     Teu corpo é
                     A constelação da melodia
                     Do rubro calor teu,
                     Branca!

                     Mais poesia!

                     Mais poesia!

                     Mais,
                     Poesia!

                     Honorável Meia-Noite,
                     Hora da maior inspiração,
                     Obrigado pelos tesouros
                     Que me trouxestes,
                     Obrigado por Gilda,
                     Obrigado por Branca,
                     Estas duas 
                     Amantes poetisas!

                     Éramos unos,
                     Gilda,
                     Nas noites estrondosas
                     Que tivemos pela Holanda!

                     Éramos unos,
                     Branca,
                     Nas noites glamurosas 
                     Que tivemos por Portugal!

                     Lembro-me,
                     Minha Gilda,
                     Do frescor do teu
                     Perfume natural
                     E do lamber do teu corpo
                     Efetuado pela minha
                     Língua magistral!

                     Lembro-me,
                     Minha Branca,
                     Da doçura dos teus seios
                     Em minhas mãos
                     Todo encharcados
                     De um líquido divino
                     Que divinamente enfeitiçado
                     Eu saboreava!

                     Ouço Osbolos
                     A lhes chamarem,
                     Gilda
                     E
                     Branca...

                     Até um dia,
                     Amantes minhas!

                     Até um dia!

                     Até um dia...

                     Meia-Noite,
                     Que momento foi este
                     De lembranças distantes
                     De duas outras vidas 
                     Distantes
                     Minhas?

                     Gilda não é mais
                     Aquela que toquei...

                     Branca não é mais
                     Aquela que toquei...

                     Nenhuma eu toco...

                     Nenhuma quero tocar...

                     Nenhuma nesta terra,
                     Encarnada,
                     É 
                     Gilda Brahn,
                     Branca de Lóes,
                     Thérese Fontainebleau,
                     Brígida,
                     Songha,
                     Bruha,
                     Francesca,
                     Shel-Anum,
                     Belaya,
                     Adamásia,
                     Ingahatep,
                     Betha-Lopel,
                     Lamasa,
                     Fronda,
                     Todas,
                     Todas,
                     Todas
                     As poetisas
                     Dos cinco continentes
                     Que amei
                     E que me amam...

                     Muitas no vale me amam
                     E todas elas eu amo
                     Com um amor gigante
                     Que o gigantesco Infinito
                     Tenta medir
                     E não consegue
                     Mesmo sendo infinito.

                     Os nomes de todas elas
                     Preencheram infindos livros
                     E o que lhe digo,
                     Meia-Noite,
                     É que as tuas sombras
                     Querendo afogar-me
                     Afogarão tua própria
                     Onda de mensagens
                     Que pretendem confundir-me
                     Como
                     Poeta
                     Homem
                     Humano
                     Algo
                     Nada.

                     Canto eu aqui
                     Em minha silenciosa morada
                     Um silencioso cântico
                     De amor por Ti,
                     Meia-Noite sagrada.

                     Esta pena poética
                     De negra tinta
                     Homenageia nossa
                     Mãe Escuridão
                     A nos aproximar
                     Com Suas Mãos.

                     Sou de Ti,
                     Meia-Noite,
                     Pois a madrugada,
                     Madrugada minha,
                     Madrugada nossa,
                     Madrugada da Escuridão,
                     Bem próxima,
                     Aconselha-me
                     A não enganar-me
                     Com muita luz
                     E acolhe-me
                     Com as mãos borbulhantes
                     De outra luz.

                     A outra luz
                     É uma luz
                     Que o brandir
                     Dos faróis altos
                     Do porvir
                     Encontram no fim
                     Dos barcos pequenos
                     Navegando serenos
                     Pelos mares
                     Sem águas.

                     A outra luz
                     É outra luz
                     Que conduz
                     Outras luzes
                     Ao emanar
                     De um fim
                     Que jamais é
                     Um fim
                     No alto da janela
                     Onde morre a perdiz
                     Do aprendiz
                     De poeta.

                     A outra luz
                     É outra luz poética
                     De altas janelas
                     Banhadas pelos mares
                     Cheios d’água
                     Que brandem emanações
                     De faróis mortos
                     Que possuem vidas
                     Que são cantadas
                     Quando acabam
                     E recontadas
                     Quando reiniciam-se.

                     A outra luz
                     Apenas conhece
                     A Luz Da Escuridão
                     E tu que és
                     A Meia-Noite
                     Apenas conhece
                     A outra luz
                     Como guia
                     De toda 
                     Mão poética.

                     A outra luz 
                     É a tua
                     Meia-Noite.

                     A outra luz
                     É a tua poesia
                     Meia-Noite.

                     A outra luz
                     É o teu poeta
                     Meia-Noite.

                     Que luz
                     É a outra luz
                     Meia-Noite?

                     Que luz
                     É a tua outra luz
                     Meia-Noite?

                     Tenho mais encontros
                     Contigo
                     Nesta outra luz
                     Que também
                     Me ilumina
                     E guia minha poesia
                     E guia meu poema
                     E guia as letras
                     Que ouço
                     Que vejo
                     Que sondo
                     Que cheiro
                     Que degusto
                     Que gosto
                     Que amo.

                     Canta Byron longe
                     Lá no vale
                     E Florbela continua
                     A olhar-me de lá
                     Com amor poético
                     De amor eterno.

                     O amor de Florbela
                     É de mãe.

                     O amor de Florbela
                     É de mulher.
                     
                     O amor de Florbela
                     É de amante.

                     O amor de Florbela
                     É de irmã.

                     O amor de Florbela
                     É de poetisa.

                     O amor de Florbela
                     É o de uma amiga
                     De dor
                     De suor
                     De lágrimas
                     De tristezas
                     De sonhos extintos
                     De extintos inícios
                     De inícios abortos.

                     Canta Byron...

                     Canta Byron...

                     Canta Byron...

                     Canta Byron...
                     E cantemos também,
                     Meia-Noite,
                     O cântico do Vale,
                     Do Vale Dos Poetas Perdidos
                     Que são vossos filhos.

                     Cantemos Meia-noite...

                     Cantemos Meia-Noite...

                     Cantemos Meia-Noite...

                     Cantemos Meia-Noite...

                     Que cântico
                     Cantamos?

                     Que cântico
                     É esse?

                     Que cântico
                     Eu ouço?

                     Que cântico
                     Meia-Noite?

                     Cântico de quem perdeu
                     O cantar de sua
                     Alma.

                     Alma
                     Minha
                     Cante
                     A
                     Meia-Noite.

                                                                                    01:26 h
                            




Reações:

0 Lamentos Finais De Cadáveres: